DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

01/02/2011

“OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO ...”
“Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles". (Mt.6:28,29)

Uma das citações mais conhecidas da Bíblia e de uma poesia sublime, estas palavras fazem parte do Sermão do Monte. Foram proferidas pelo Senhor Jesus logo depois de ter afirmado aos discípulos “que não acumulassem tesouros na terra, mas nos céus...”(vs.19,20).
Em sua essência, o ensino de Jesus tinha como objetivo prevenir a ansiedade, a preocupação excessiva do ser humano com as coisas básicas da vida, do dia a dia. Mesmo sendo básicas e necessárias à sobrevivência, não poderiam tomar o lugar da adoração a Deus na vida do homem.
Jesus chama a atenção para os “lírios do campo”; aqueles que não são cultivados por ninguém, mas que nascem e crescem na natureza.  Essas flores dependiam totalmente do meio  para receber tudo de que necessitavam. Elas necessitavam de luz,  de água para poderem crescer e sobreviver, mas Deus já havia provisionado tudo  isso para os lírios. Só precisavam receber.
O lírio é uma flor de uma beleza única, frágil e que nascia em meio à aridez do solo palestino. Entretanto, exalava um perfume especial, era um referencial de beleza, de nobreza e usado na decoração. Sua beleza excedia as próprias vestes de Salomão, o mais rico e sábio dos reis.(Vs.29)
Que bela figura poética! Jesus nos pede para “olhar” para um lírio e ver como é belo, perfumado e, ao mesmo tempo, frágil. O lírio não trabalha, não tece, não faz nenhum esforço; simplesmente recebe; espera e recebe. Está sujeito às intempéries da natureza; aos ventos, às chuvas fortes, à seca, aos predadores. Lembremo-nos que é uma planta e como tal não pode se mover, não pode correr, sair do lugar ou abrigar-se. Depende exclusivamente da bondade de Deus e de sua provisão. Por isso, emerge com sua variedade de cores, com sua beleza e com seu perfume. E contrasta com o meio, que normalmente lhe é hostil. 
Ele nos pede para OLHAR e VER o que ocorre com o “lírio do campo”. E Ele afirma que nós temos muito mais valor e que Deus se importa conosco. “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.”(1ª Pe.5:7)
Ele quer que nossa concepção de vida ultrapasse o mero existir e alcance o padrão de Deus, de filhos de Deus, de seus herdeiros. Que a nossa fé realmente esteja posta Nele, a ponto de “buscarmos primeiramente o Seu reino e a Sua justiça “(Vs.33); “Venha a nós o Seu Reino, Seja feita a Sua Vontade...” (Vs.10)
Vamos obedecer ao Senhor Jesus e “olhar os lírios do campo”?
Vamos nos lembrar que somos preciosos ao nosso Pai bondoso, que deu Seu Filho, Jesus Cristo por nós?
Vamos exalar a beleza, a fragrância de Cristo em nós e através de nós, por tão somente recebermos o amor constante e o  inesgotável cuidado de nosso Deus e Pai?
Vamos receber Dele, vamos esperar Nele e vamos dar toda honra e glória somente a ELE, o Senhor Deus Todo-Podero
 Elça.