DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

04/10/2011

VIVENDO À LUZ DA VERDADE


Propósito: alertar a Igreja da necessidade de se viver à luz da VERDADE


Havia e ainda há muitas heresias e falsos mestres assolando a igreja; portanto, os cristãos daquela época precisavam e, nós, hoje, precisamos também nos acautelar e nos firmarmos cada vez mais na Verdade.
1)      Conhecer a Verdade – 1ª Jo 1:1
“E conhecerão A VERDADE, e a verdade os libertará”. João 8:32
A verdade deve ser conhecida por nós; ela é objetiva e um conteúdo a ser aprendido e assimilado. É a revelação do Senhor e deve ser experimentada em nossa vida. Só a verdade nos liberta verdadeiramente.
Além de conhecer a verdade, nossa vida tem que ser controlada pelo amor à verdade. Devemos aprender a verdade com a mente, amá-la com o nosso coração e vivê-la com a nossa vontade.
2)      Andar na Verdade – 1ª Jo 1:2
“Eu sou o caminho, A VERDADE, e a vida.” João 14:6
A verdade deve estar arraigada em nós. Não basta conhecer a verdade, é preciso que ela esteja arraigada em nosso íntimo. Somente Cristo é a  verdade. Jo 1:14.
3)      Permanecer na Verdade – 1ª Jo 1:2b
“Santifica-os na VERDADE; a tua PALAVRA é a VERDADE,” João 17:17, 19
A verdade deve permanecer em nós para sempre. A Verdade é a Palavra de Deus. Jo 15:4,5.
A Palavra de Deus é suficiente. Ela nos basta. Tudo o que Deus tem para nós está revelado em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. O Espírito Santo sempre confirmará a Palavra do Senhor em nosso coração. Jo 14:16,17
4)      A verdade deve ser vista em nós – 1ª Jo 1:3
a)       Pela obediência à Palavra. A obediência é a evidência da verdade e a fonte da alegria. A alegria é um dos frutos do Espírito Santo (Gl. 5:22), que é o Espírito da Verdade(Jo 16:13)  e que nos guia a toda a verdade. Jo 14:15,21; Jo 15:10.
A fé cristã é uma caminhada pela estrada luminosa da verdade. É viver de acordo com os mandamentos do Senhor, pois seus mandamentos são manifestações do seu amor por nós. Eles nos são dados para experimentarmos a verdadeira liberdade e não para nos escravizar. A maior liberdade está na obediência à perfeita vontade de Deus. Precisamos praticar a verdade, vivê-la dia a dia. 
b)     Pelo amor. Ser cristão é crer em Cristo e amar uns aos outros. A fé e o amor são sinais do novo nascimento. O amor é fruto do Espírito Santo. A essência do Cristianismo é o amor ( Jo 13:35 ; 1 Jo 2:9-11; 1 Jo 3:14; 1 Jo 4:8).
O amor não é uma emoção passageira, mas um compromisso duradouro. O amor não é um sentimento, mas um ato da vontade. Provamos o nosso amor por Deus pela obediência (1 Jo 5:2) e o nosso amor ao próximo pelo serviço (1 Jo 3:17,18). Para João, amor e obediência andam de mãos dadas.