DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

14/05/2011

CUIDADO COM A AUTOPROMOÇÃO ESPIRITUAL

Minha busca deve ser sempre pelo Senhor e sua aprovação. “A salvação e a santificação são obras da graça soberana de Deus; nosso trabalho como discípulos de Cristo é fazer discípulos até que essas pessoas estejam totalmente rendidas a Deus.”(Oswald Chambers).

“Jesus nunca se impôs e nem se impõe. Sempre que Ele falava de discipulado, iniciava com um SE, nunca com você tem que.... O discipulado encerra em si uma opção.”
Minha vida oculta em Cristo me torna um discípulo que permanece Nele. Por isso, qualquer autopromoção espiritual me desqualifica como discípulo. O privilégio maior: ser discípula de Cristo.
Assim como Jesus nunca impunha, apenas propunha aos que o ouviam. E sua proposta consistia tão-somente em viver o Reino de deus. Jesus convidava a todos a fazerem parte do seu Reino. Dessa mesma forma, meu papel é propor o que Jesus propôs e convidar as pessoas a se juntarem ao projeto do Senhor.
Se o próprio Senhor sempre atraiu aqueles que o seguiam com amor eterno, ao ponto de “dar sua vida”; como poderei proceder de outra forma?
Como sua discípula, meu objetivo é ser como o Senhor, meu mestre; logo, minha vida transformada por Cristo deve ser o que atraia as pessoas. Cristo em mim é quem deve atrair outros discípulos. Assim, estarei cumprindo a vontade do Senhor.


09/05/2011

A MARCA DE UMA MULHER DESCONHECIDA - A oferta da Viúva

Verdade fundamental sobre o ato de ofertar

Texto: Lucas 21:1-4; Marcos 12:41-44

Personagens:  Jesus;  Discípulos; Muitas pessoas, ricos...;  Viúva pobre.

Contexto: Antes, Jesus havia denunciado os escribas e fariseus....

Jesus olhou e viu....... os ricos dando suas ofertas.

Jesus também viu uma viúva pobre.... dando sua oferta.

Jesus comenta com os discípulos...

Por que Jesus fez questão de mencionar a oferta dessa viúva?

O que demonstrou a oferta dessa mulher, viúva e pobre?

  1. Compromisso com Deus; comprometimento total: entregou TUDO.
  2. Contraste: os ricos ofertaram da sua abundância; a viúva da sua CARÊNCIA.
  3. Motivação: de todo coração, sem motivação egoísta e com sacrifício.
  4. Fidelidade; amor a Deus; reconhecimento de que TUDO É DELE.

Você controla suas posses ou elas controlam você? Onde está guardado o seu tesouro?

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:19-21)

O que é OFERTAR?  O que é DAR TUDO o que tenho e o que sou?

“Pai para órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários.” (Salmo 68:5,6)

Para Reflexão:

“Deixar todos os hábitos do mundo; viver totalmente separado do espírito do mundo, para que não digamos:’Que mal há nisso?’, mas simplesmente tenhamos perdido todo gosto pelo que não é do Pai; viver como aqueles que verdadeiramente colocam tudo no altar – tempo, força, posses, literalmente tudo o que somos e temos; viver, não nominalmente, mas de verdade, em união; isto irá custar-nos algo. Estamos prontos a pagar o preço?

Amy Carmichael

Amy Carmichael levou um grupo de crianças a um ourives tradicional na Índia. No meio de um fogo alimentado a carvão havia uma cerâmica côncava. Na cerâmica havia uma mistura de sal, tamarindo e pó de tijolo. Dentro dessa mistura havia ouro. Conforme o fogo devorava a mistura, o ouro se tornava mais puro. O ourives tirava o ouro com uma pinça e, se não estivesse suficientemente puro, ele o repunha no fogo com uma nova mistura. Mas cada vez que o ouro era recolocado, o calor era aumentado. O grupo comentou: “Como você sabe quando o ouro está puro?” Ele respondeu: “Quando posso ver meu rosto nele”.