DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

05/05/2011

A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS SAGRADAS

As grandes transformações ocorridas no decorrer de todo o século XX, em todas as áreas da vida humana, como as grandes mudanças geopolíticas, tecnológicas, educacionais, acesso democrático às informações, provocaram mudanças sem precedentes nos paradigmas dos valores humanos.  Redefiniram-se valores morais, éticos, comportamentais como nunca na história da humanidade.
Entretanto, todas essas transformações não trouxeram significado verdadeiro à vida interior do ser humano; ao contrário, contribuíram para que se instalasse no coração do homem, tanta miséria, dor, violência, tristeza e angústia como nunca houve.
Infelizmente, o abandono dos ensinamentos das Escrituras Sagradas, pelos próprios cristãos, tem contribuído para agravar essa situação. Nós, os discípulos do Senhor Jesus Cristo somos a “luz do mundo” e o “sal da terra”. Cabe, portanto, a nós pautarmos toda nossa vida pela Palavra de Deus.
O humanismo, com suas sedutoras teorias seculares, tem mantido o homem distante de um relacionamento pessoal com Deus, através do Senhor Jesus Cristo, afastando-o de Sua Palavra. Tais teorias, embora pertencentes ao contexto secular, infiltraram-se na Igreja do Senhor. Apesar de inúmeras tentativas de explicar e resolver os problemas humanos, o homem continua como sempre foi, quando não se dispõe nas mãos de Deus: em desespero existencial, angústia, amargura, medo, etc.
Quando o homem procura lidar com seus problemas com total independência de Deus, ele caminha rumo à desorientação e aos caos. Instala-se permanentemente nele a dúvida. E a cada nova teoria, uma nova mudança, que, na realidade, não transforma o que deveria transformar: o coração humano, que é o centro da vida do homem.
Somente as Escrituras Sagradas têm a resposta a todas as questões humanas. A Palavra de Deus é o padrão infalível, tanto para a fé como para a prática. Quando uma pessoa reconhece que os ensinos da Bíblia foram inspirados por Deus, e tal pessoa entende, crê e aplica esses ensinos à sua vida, ela possui os fundamentos verdadeiros e sólidos para desfrutar de paz, confiança, certeza, contentamento, ousadia, coragem, gozo, gentileza, bondade, amabilidade, autocontrole e dignidade, apesar de circunstâncias adversas.

A CERTEZA DO MELHOR

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Rm 12:2)

É possível viver neste mundo com a certeza de que terei o melhor?

Se, de fato, minha total confiança está no Senhor, posso ter as melhores expectativas. Mesmo quando não sei o que fazer ou não sei o que Deus vai fazer, de uma coisa estou bem certa, Deus sabe o que está fazendo. E sei que Ele tem sempre o melhor para mim. Independentemente de toda e qualquer circunstância. A medida não sou eu. É Deus. Não o que eu quero ou penso que é o melhor.  A vontade do Senhor é sempre boa, agradável e perfeita. E para experimentá-la, é necessário não agirmos conforme o padrão deste mundo e nos transformarmos pela renovação da nossa mente.
E o que isso significa?
Simplesmente, viver em obediência contínua à Sua Palavra, com todos os custos e riscos que isso demande. Se confio plenamente, então obedeço. Porque o que realmente importa não é o que Deus vai fazer, mas Sua Pessoa. O Senhor e eu. Vivendo em mim. Cada vez mais. Continuamente. Constantemente. Sempre.
Por que posso ter total certeza de que Ele fará o melhor para mim?
Porque Deus é amor e Jesus morreu por mim porque me amou. Portanto, Ele cumprirá o seu propósito para comigo. (Sl 138:8) e sua vontade é sempre boa, agradável e perfeita. (Rm 12:3). Por isso, tenho a certeza do melhor em minha vida. O melhor do Senhor é o melhor para mim. E o melhor para mim é a vontade do Senhor.