DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

24/04/2011

A SIMBOLOGIA DO CORAÇÃO

“Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores.

Oh! As Paredes do Meu Coração!

Meu coração se agita!

Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma,

o som da trombeta, o alarido de guerra.” (Jr.4.19)



“O Coração tem suas razões, que o próprio coração desconhece.” (Blaise Pascal- 1623-1662)

O Coração, órgão central do indivíduo é, de fato, o centro vital do ser humano, por ser o responsável pela circulação do sangue. A partir desse fato biológico, ele assume uma significação simbólica; ora é a sede da inteligência; ora, a sede da afetividade. Ou seja, tenta-se fazer uma analogia entre o que o coração representa como órgão fisico para o corpo humano e um coração não-físico, que metaforicamente simbolize o centro da vida interior do ser humano.

Dessa forma, a metáfora do coração é um símbolo universal que comporta muitos níveis de significação, em muitas línguas e culturas. Assim, como o corpo está para o homem exterior, esse coração simbólico está para o homem interior.

Na Bíblia, a Palavra de Deus, o coração simboliza o homem interior, sua vida afetiva, a sede da inteligência e da sabedoria. Está sempre associado à alma e ao espírito do homem; o nosso completo EU, a nossa essência; onde definimos o que queremos.

O coração físico é o primeiro órgão que se forma e o último que morre; de modo que a expressão “de todo o teu coração” significa, realmente, “até o teu último suspiro”. “Amarás, pois, o  Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Dt 6:5)

É, portanto, no coração que acontece nossa verdadeira vida, pois é do nosso coração que procedem todos os nossos desejos, pensamentos e sentimentos que geram nossos comportamentos. “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem...” (Mt 15:19).

Isso significa que, se guardarmos o nosso coração, podemos controlar nossos atos e toda nossa vida. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.Pv 4:23.

O coração é o cerne da vida de uma pessoa. Constitui o centro daquelas qualidades que nos tornam humanos. Os poderes do corpo, das emoções, da mente e da vontade humana encontram-se todos reunidos no coração. Representa, também, a parte mais profunda da personalidade humana; expressa a totalidade de nossa vida tanto material quanto transcendental. O coração é, portanto, a fonte de todas as atitudes que irão definir uma pessoa.

“Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmos 37:4

Somente Jesus satisfaz plenamente os desejos do coração.