DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

11/02/2011

RAZÕES PARA A ALEGRIA EM FILIPENSES

          “A ALEGRIA REFLETE UM CORRETO RELACIONAMENTO COM DEUS”
A Carta aos Filipenses é chamada “a carta da alegria”- “A alegria triunfante no meio das provas”. 
Podemos sentir alegria nas provas, pois sabemos que Deus está no controle. A porta que Deus nos abre pode ser estreita e difícil, porém nos conduz sempre para um destino vitorioso.
As circunstâncias imediatas que circundam um crente não são os fatores que devem determinar sua atitude para com a vida.
  1. A alegria da oração cristã (1.4)
A alegria de levar as pessoas que amamos diante do trono da graça de Deus.

  1. A alegria de ver Jesus sendo proclamado (1.18)
Há grande deleite em saber que o evangelho está sendo pregado em todo o mundo.               

  1. A alegria da fé (1.25)
Se a fé em Cristo não é capaz de fazer uma pessoa feliz, não há nada mais que possa fazê-lo.

  1. A alegria de ver os cristãos unidos (2.2)
A unidade dos irmãos é a vontade do Senhor e a marca do discipulado.

  1. A alegria do sofrimento por Cristo (2.17)
Paulo se alegra em sofrer por Cristo, se esse sofrimento traz bênção para outras pessoas.

  1. A alegria do encontro com a pessoa amada (2.18)
Os crentes de Filipos seriam banhados pelo óleo da alegria ao receberem de volta Epafrodito.

  1. A alegria da hospitalidade (2.29)
É maravilhoso ter uma porta aberta para receber e ser recebido.

  1. A alegria de estar em Cristo (3.1)
Estar em Cristo é viver em Sua presença. Como a planta, se arrancada da terra morre.

  1. A alegria de ter ganhado uma alma para Cristo (4.1)
Evangelizar não é um dever, mas uma alegria.

  1. A alegria na dádiva recebida (4.10)
Ser alvo da generosidade de outrem é um motivo de grande alegria.

        (baseado em Filipenses, de Hernandes Dias Lopes)

08/02/2011

JESUS, O BOM PASTOR

      Jesus serviu-se da figura do Pastor de ovelhas para fazer-nos entender um pouco do profundo significado e privilégio de confiarmos nossa vida aos seus cuidados.
     Em João 10:11, Jesus diz: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas.”  Jesus não é um mero pastor, mas O Bom Pastor;  o uso do artigo definido (O) aponta para Ele como o único Pastor e não um dentre muitos. Ele, Jesus, não é uma opção, mas a única. O adjetivo Bom qualifica este Pastor. É Pastor, porém Bom Pastor.
     Nesta simples declaração, verificamos a amplitude da obra de Cristo. Por isso, é inevitável a pergunta: Qual o impacto que esta declaração tem sobre nossas vidas? Será que já avaliamos o que significa ter Jesus como o nosso Bom Pastor?
     Tentemos avaliar um pouco. O que espera uma ovelha de seu pastor? Cuidados, proteção, alimento, segurança, carinho, proximidade, ... . A lista é extensa. Cada um de nós, de acordo com nossa experiência de vida cristã, pode adicionar outros itens.
     Jesus diz mais ainda. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. E foi exatamente o que Jesus fez por nós ao morrer na cruz.
     Davi, conhecedor das necessidades e dificuldades diárias das ovelhas, pois ele mesmo um pastor de ovelhas, relata no Salmo 23 suas experiência pessoal de  ter o Senhor como o seu Pastor. “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará.”   
     Quais as implicações dessa afirmação? Ao expressar nesse belo salmo o fruto de sua comunhão íntima com Deus, Davi nos deixa um testemunho inabalável de uma convivência pessoal com o Senhor.
     Refletindo sobre a experiência de Davi, verificamos que Ele sabia avaliar o significado de ter o Bom Pastor como o seu Pastor.
     Seu reconhecimento está expresso em sua declaração, porque o reconhece como o seu pastor, pessoal, próprio. Davi se apropria - meu - . “Nada me faltará” é a conseqüência de o Senhor ser o Pastor. É o Bom Pastor que faz repousar em pastos verdejantes; junto das águas de descanso, refrigera a alma,
guia pelas veredas da justiça, consola, exalta, cerca de misericórdia e de bondade.
     Davi, de fato, sabia que as ovelhas estabelecem uma relação de total confiança com o pastor; seguem-no com dependência e submissão por onde quer que ele vá. A presença por si só do pastor transmite-lhes paz e segurança.
     Esse relacionamento advém desse contato diário com o pastor. As ovelhas necessitam de seus cuidados e proteção todos os dias. Não apenas por algumas horas ou momentos. Por isso, porque estão dependendo dele e em sua companhia continuamente, elas o conhecem e sempre o reconhecerão.
     Tal como na relação ovelha-pastor, nossa intimidade com o Senhor traz o conhecimento de sua pessoa, de seu caráter, de quem Ele é. Essa intimidade provém de uma comunhão constante  com o Senhor; dia-a-dia ela deve ser mantida, momento a momento deve ser desenvolvida. Somente assim seremos capazes de reconhecer sua voz em meio a tantas vozes impostoras.
     Para reconhecer é necessário primeiramente conhecer. Quando conhecemos realmente a Cristo, O Bom Pastor, de forma alguma, deixaremos de reconhecê-lo, de identificá-lo seja qual for a situação ou a circunstância na qual nos encontremos.
     As ovelhas seguem o pastor porque lhe reconhecem a voz (João 10:4). Devido à convivência contínua, elas podem distinguir sua voz e saber que ele é realmente o pastor. Conhecer implica, pois, saber, experimentar, conviver. “Eu  sou O Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.”(João 10:14). Nessa afirmação, Jesus deixa bem claro que esta intimidade proveniente da convivência traduz-se no conhecimento mútuo entre Ele - o Pastor - e nós - as ovelhas.
     A comunhão com Cristo traz-nos a segurança de estarmos ouvindo sempre a  sua voz. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me  seguem.”(João 10:27). Assim, se o conhecemos, sabemos de fato quem Ele é,  e, também, nos submeteremos e nos sujeitaremos a Ele, ou seja, o seguiremos e  atenderemos à sua voz.
    Se conhecer também significa conviver e experimentar; no momento em que conhecemos a Cristo, sem dúvida alguma, constatamos, sabemos que Ele é O Bom Pastor, que nos comprou “não com prata ou com ouro, mas com o seu precioso sangue”. E por isso, reconhecemos que somente Jesus tem direito sobre nós.
     É este Pastor Supremo, que sacrifica sua própria vida para nos dar vida e que supre os anseios mais profundos de nossa alma, que apresentamos. Você também tem a oportunidade de declarar: O Senhor é o meu Pastor. Esta declaração é a decisão mais importante e sábia que um ser humano pode fazer em toda a sua existência. Você será conduzido pessoalmente pelo Senhor de todo o Universo, Aquele que tem o controle sobre todas as coisas. Nosso convite é simples. Venha ao Senhor Jesus e experimente a vida abundante mesmo em meio às maiores dificuldades e problemas que a vida possa trazer.
                     Elça.

07/02/2011

SUAVE MELODIA É A SUA VOZ

Mesmo vivendo no deserto,
Sempre tenho o senhor tão perto,
Que Ele transforma o meu pranto
Em um doce e suave canto.


Mesmo em meio a tantas dores,
Minha vida enche-se de cores,
Pois sua voz é suave melodia,
Que enche meu ser de contínua alegria!


Sua voz vem como uma suave brisa.
É tudo de que minh'alma precisa.


Quando vem o estranho pavor,
Não me abalo nem tenho temor.
Aconchego-me em seus fortes braços,
Porque o Senhor me livra de todos os laços.


Habito em sua santa presença,
Desfrutando de sua proteção imensa.
Ele me livra de todo o perigo.
O Senhor é meu refúgio e meu abrigo!


Para louvor e glória do Senhor!!!
Elça.

TRANSBORDANDO DE ESPERANÇA

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança Nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." (Rm.15:13)
"Retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, (...) admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."(Hb. 10:23-25)
 A oração de Paulo em Romanos e a afirmação em Hebreus vem de encontro à proposta do  site http://www.alegrianaesperanca.com.br/
É maravilhoso experimentar essa alegria e  paz, que são  fruto de  nossa confiança no Senhor  Jesus. Somente Ele pode fazer isso em nós; apesar de nossas lutas diárias, especialmente, para nós que lutamos contra o câncer.
Por causa do que Jesus fez na cruz e do que Ele continua fazendo em nós, pelo seu Santo Espírito, podemos transbordar de esperança. Transbordar sugere estar repleto, ter em excesso. É isso justamente o que o Senhor faz em nós. Sou testemunha de tudo isso em minha própria vida. O Senhor tem feito transbordar em mim a esperança, o amor, a alegria,  a paz, apesar das circunstâncias adversas que tenho enfrentado. Por isso, toda honra e glória ao Senhor!
Reter  a confissão de nossa esperança, em meio a adversidades e lutas arrasadoras, nos leva a viver em um nível sublime onde  cresce nossa intimidade com o Senhor. Sua fidelidade nos dá a garantia da concretização da promessa. Viver para Ele como nunca vivemos; somos desafiados a fazer uma entrega mais profunda. Nossas expectativas realmente se concretizarão porque confiamos em quem realmente é fiel para cumprir Seu propósito em nós. "E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:5)
Elça.