DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

04/03/2011

PERMANECER EM CRISTO

Jesus Cristo é a Verdade – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...”(João 14:6), portanto se permanecermos Nele permaneceremos na Verdade. 
Permanecer Nele e suas palavras em nós é a prerrogativa para sermos verdadeiramente seus discípulos. O único modo e meio de conhecer a verdade que liberta é por meio de Jesus. “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”(João 8:31,32)
Como conseqüência de permanecermos em Cristo – a Verdade – seremos santificados. “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade.”(João 17:7). Jesus é a Palavra de Deus, que se fez carne entre nós. É o Senhor quem nos santifica por sua palavra mediante a ação de seu Santo Espírito em nós.
Somente nossa comunhão com Cristo – A VERDADE – nos dá o conhecimento da plena verdade. “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras em vocês...”(João 15:7).
Para isso, nossa mente tem que estar revestida da Palavra – permanecer na Palavra e a Palavra em nós. Para conhecer a Verdade – Cristo – precisamos conhecer a Palavra de Deus. Revistamos nossa mente com a verdade e nos tornaremos invulneráveis e invencíveis em qualquer batalha. Precisamos aprender  “a sermos renovados no modo de pensar e a revestir-nos do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”.(Ef 4:23,24). Toda a justiça e santidade provem da verdade. Somente permanecendo na verdade – JESUS CRISTO - poderemos viver praticando a justiça e vivendo em santidade.
Temos que expressar verdade em tudo – nas palavras, nas atitudes, na vida. Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade. (João 4:23)
 “Quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. (João 3:21). E toda a glória seja dada ao Senhor.
O poder de Deus surge pela revelação da verdade. A verdade revelada pelo Espírito Santo torna-se conhecimento espiritual e produz fé – certeza absoluta. E essa fé põe em ação o poder de Deus. “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”. (Rm 3:28; Hc 2:4) e o “Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. (Rm 1:16)
Como resultado, passamos a conhecer a Deus de maneira pessoal e íntima. Conhecê-lo dessa forma é “adorá-lo em espírito e em verdade” (João 4:23,24). Há uma relação entre conhecer a Deus e o seu poder- “quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição...”(Fp.3:10).
A revelação da verdade é poder – porque a verdade nos revela Deus! “Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo... lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.”(Ef. 1:17). Conhecer a Deus em verdade resulta não apenas em poder, mas em vida eterna (João 17:3). Somente podemos conhecê-lo se ele se revelar a nós, em verdade, pelo Espírito Santo.
O mesmo poder que ressuscitou Cristo dos mortos! “...infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”. Temos em nós, os vasos de barro,  esse magnífico tesouro – o poder de Deus – o mesmo poder que trouxe Cristo de volta à vida (Ef. 1:20,21). Ao receber essa revelação, devemos tomar posse da verdade que nos foi comunicada por meio da Palavra de Deus e receber esse Poder, colocando-o em ação na nossa vida.

De acordo com 2 Tm. 1:6, pela fé em Deus, devemos estimular os dons que estão em nós. Agindo com fé e pela fé, conforme o Espírito Santo se mover em nossa vida e nos guiar, todo o mundo saberá que Cristo está vivo, que é o Filho de Deus e que veio a este mundo para “destruir as obras do diabo e buscar e salvar o que estava perdido”. (Lc.19:10)                                                                                                                 

3 comentários:

  1. Elça, minha amada, que boa idéia! Todos carecemos também de uma palavra de encorajamento, através da verdade de nosso Senhor.
    Que linda mensagem! "Só a verdade nos liberta" e eu quero saber mais sobre essa verdade.
    Que esse seu dom maravilhoso, através desse blog, venha impactar outras vidas também, esse é o meu desejo e a minha oração.
    Um beijo no seu coração !
    Leda

    ResponderExcluir
  2. Leda:
    Obrigada pelo apoio e amizade tão preciosa.
    É muito bom tê-la como amiga e caminharmos juntas com nosso Senhor e Mestre.
    Bjs.

    ResponderExcluir