DISCÍPULO

DISCÍPULO

“É uma pessoa comprometida com Jesus Cristo, num crescente processo de aprendizagem a respeito deste compromisso, aumentando seu conhecimento da Palavra, e num relacionamento crescente com os demais membros do corpo, demonstrando isto ao mundo com uma vida caracterizada pelos frutos do Espírito.”

Compromisso: carregar a cruz – Lc 14.27

Permanecer firme na Palavra – Jo 8.31

Amar uns aos outros – Jo 13.34,35

Dar fruto – Jo 15.8; Gl 5.22,23

Lírios

Lírios
"Olhai os lírios do campo...." (Mt 6.28,29). Frágeis como os lírios, porém o Senhor cuida de cada um de nós com amor incomparável.

07/06/2011

GETSÊMANI - Prensa do Azeite

DA ALMA AO ESPÍRITO
  1. GET: prensa (pressão)
  • A primeira parte da palavra Getsêmani é GET, que significa pressão. Em todas as quintas de oliveiras, existe um lagar, onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.
  • Prensa é a palavra que serve de raiz para pressão, estresse. Todos nós, ao longo de nossas vidas, estamos sujeitos a vários tipos de pressão. Satanás é o mestre da pressão. 2 Co 1:8.
  1. SEMANI: óleo, perfume, unção ou frutificação
  • Onde há GET, também há SEMANI: óleo, doçura, unção e muito fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas.
  • Nós sempre queremos evitar o quebrantamento, o esmagamento. Queremos alcançar mais de Deus, sem sermos espremidos. Contudo, Deus quer espremer a unção de nós próprios e não simplesmente derramar sua unção sobre nós; ainda que o faça na maioria das vezes.
  • Deus quer levar-nos ao nosso Getsêmani, onde poderemos verdadeiramente permitir que Ele controle nossas vidas.
41Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: 42 “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. 43 Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.44 Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.” ( Lucas 22.41-44 )
Antes de sua prisão, Jesus passou momentos agonizando no Getsêmani, ou Jardim das Oliveiras, situado nos arredores da Jerusalém antiga.  A escolha do local traduzia com exatidão o que estava acontecendo com Jesus momentos antes de ser crucificado, quando iria ser sacrificado e esmagado, a fim de que a humanidade pudesse receber o Espírito Santo em seus corações. (Is 52:13-15; Is 53)

Getsemani, cujo significado é “Prensa de Azeite”, é o lugar onde azeitonas eram prensadas para que delas fosse extraído azeite. Foi exatamente ali que Jesus enfrentou sua mais esmagadora batalha, onde envolto em angústia, pavor, terror, aflição, confessou: “minha alma está profundamente triste até a morte” (Mc 14:34), e revelando sua humanidade, intimidade, e sentimentos aos seus discípulos, lhes pediu: “ficai aqui, vigiai e orai.  Jesus estava sentindo sobre si o peso do pecado de toda humanidade. Como ovelha muda indo ao matadouro, Jesus a si próprio se entregaria àqueles que viriam buscá-lo ali no jardim. Porém, separado do Pai por causa do pecado, e vendo que seus discípulos não foram capazes de vencer a tentação e dormiram enquanto ele padecia, somou-se a esse peso a dor do sentimento de solidão, dor da rejeição, do abandono e da traição. Neste momento Jesus cai ao solo e ora “Abba – papai se possível passa de mim esse cálice”
Assim como Jesus, se de fato somos seus discípulos, nosso percurso será semelhante ao do Mestre. Teremos nosso Getsêmani, nosso caminho até o Calvário, nossa crucificação; e, finalmente, triunfaremos, também ressuscitando como Ele.








2 comentários: